4 de julho de 2012

Secret smile

— Bom, eu gostaria de te pedir desculpas.


— Descul... ?

— Por favor, não me interrompa. Eu ensaiei tudo isso umas mil vezes no espelho do meu banheiro; deu trabalho. E outra... não quero ficar, mais uma vez, parecendo um bobo na sua frente. Hoje eu queria saber o que dizer, saber falar, argumentar. Claro, sem que você me interrompa!

— Tudo bem se for assim?! — Ótimo! Você sabe mesmo ser compreensiva!

— Então, como eu ia dizendo, eu gostaria de te pedir desculpas! É isso mesmo! Não adianta fazer essa cara de “eu não estou entendendo nada”, porque você sabe bem o motivo pelo qual estou aqui. Sem falar que esse seu altruísmo incondicional me deixa ainda pior.

— Calma... Eu sei, eu sei que você não faz com essa intenção. Sei bem que esse é o seu jeito. Sei que você tenta exaustivamente agradar Deus e todo o mundo e saber disso me faz sentir um canalha ainda pior! Sabe, eu preferiria que você fizesse um escândalo, que me mandasse “pra aquele lugar”, me desse um tapa na cara. Qualquer coisa seria menos dolorosa do que ter que olhar esses olhos revestidos de um disfarce barato, que tenta a todo custo esconder sua decepção.

— Eu sei que eu errei. Errei muito. Errei feio. E pior, errei com a única pessoa que não merecia! E não me venha dizer que não é assim só porque você está com pena pelos meus olhos cheios d’água. Eu mereço isso. Mereço essa dor.

— Espera aí! Você deve estar imaginando que vou confessar uma traição né?! (risos) Eu sei como a sua cabeça funciona. Mas não é isso. Disso eu não seria capaz! Mas ao meu ver, o que eu fiz foi pior. Se eu tivesse te traído você choraria um mês sem parar, no próximo sairia todos os dias com seus amigos e diria que todos os homens são iguais e que você está bem melhor sozinha; no outro você começaria a ouvir Adele e a sentir falta de alguém para fazer um carinho... Sim! Fazer um carinho... porque você nunca pensa em receber! “O que vier é lucro”, não é assim que você dizia?! Então... e por fim, se convenceria de que não vale a pena tanto ceticismo e abriria seu coração para um novo amor.

O que fiz foi pior, porque não a vejo recuperar, mesmo depois de tanto tempo. Acho que fui te matando aos poucos. Logo eu, que dizia te amar tanto né?! E é por isso que estou aqui, para reconhecer e justificar os meus erros. Mentira! Não tenho a pretensão de me justificar, até porque não consigo fazer isso nem para mim mesmo. Mas apesar de tudo e depois de muito pensar descobri que tudo o que fiz foi por amor. Meio clichê isso, eu sei! Mas antes verdadeiro e clichê a falso e original. Não tenho nenhum plano mirabolante, não vou me fazer de vítima e esperar que você me acolha em seus braços novamente. Quero apenas ser verdadeiro, como nunca fui antes. Como eu dizia, foi mesmo por amor. E disso você não pode duvidar, porque sabe que foi a única pessoa que amei. Talvez ainda ame, não sei... mas vejo que não há mais espaço para nós. Eu admito que a minha forma de amar é um pouco diferente da sua, talvez mais possessiva. Não acredito naquela baboseira de “deixar livre tudo o que amo, se voltar é porque a tive; se não, é porque jamais me pertenceu”. Era por isso que eu queria você sempre por perto. Era insegurança, medo de te perder para uma liberdade mais vistosa. Achei que mantendo-a sob o “meu controle” você estaria sempre comigo. Ledo engano! Hoje vejo que quanto mais eu me esforçava para te “aprisionar”, mais você se distanciava de mim. Fico me perguntando como eu pude ser tão estúpido! E o que mais me maltrata é que você também me avisou que essa minha mania de você iria acabar com tudo! E acabou.

— Sabe, eu sinto falta das nossas conversas sem compromisso. E do tempo que a gente perdia fazendo nada juntos. Era bom... triste né, essa palavra?! Era! É estranho o poder que ela tem de nos fazer inúteis. E é bem assim que me sinto quando penso em nós dois, um completo inútil! Por que?!

— Cara, tudo o que eu mais queria era estar sempre contigo... te amar e te proteger de tudo e de todos! Ver você crescer e vencer na vida... acompanhar o seu sucesso! E olhe para nós... olhe bem para onde nós estamos! Você com a sua vida inteira pela frente, vencendo e levando adiante todos os seus sonhos e eu aqui, sentindo como se a vida tivesse arrancado um pedaço de mim! E tudo isso porque eu tive medo; porque fui imaturo e inseguro; porque te amei além do que eu devia.

— Não... não precisa dizer nada! Eu sei que agora é tarde! Eu não preciso ouvir isso mais uma vez! Eu vim aqui só para lhe fazer um pedido. Não, não quero uma segunda chance! Sei que você não me daria essa oportunidade... e se desse, acho que eu faria a mesma coisa! Então, não vim para isso! Vim para dizer que não a reconheço mais. E percebi isso enquanto olhava nossas fotos antigas. Doeu ver o quanto você mudou e doeu mais ainda saber que eu contribuí para que isso acontecesse! Você não tem mais aquele brilho no olhar, e todas aquelas coisas cintilantes que todo mundo via ao seu redor desapareceram. Você está apagada. Até o seu sorriso não é mais o mesmo! Continua aberto, cheio desses dentes brancos e impecáveis, mas há algo em seus olhos... algo dizendo que você não é realmente feliz. Fico me perguntando onde você deixou aquela sua empolgação, a sua vitalidade. Sem falar naquele jeitinho de menina de 10 anos de idade, que mata qualquer um do coração! Onde tudo isso foi parar?! Cadê as suas demonstrações explícitas de carinho?! Cadê as lágrimas que, por qualquer motivo, rolavam pelo seu rosto?! Por onde andam aquelas canções que você insistia em cantarolar e dançar quando achava que estava sozinha em casa?! Eu tenho te visto tão séria, tão calada... e sei que você não é assim. Eu não queria ter roubado esse seu jeito doce de ver a vida e as pessoas. Não queria tirar de você justo o que me fez tão apaixonado! Não era essa a minha intenção... juro! É por isso que estou aqui... para pedir que você se abra novamente! Sem medo de se machucar, sem medo de se arrepender. Porque medo?! Medo, definitivamente, não combina contigo! Se arrisque mais, viva intensamente e se dê o luxo de viver um amor que vai lhe tirar do chão! Você precisa disso. Você não é feliz sozinha. Sorria mais! Não de qualquer jeito, mas aquele sorriso que só você tem! E não tente esconder a criança que existe em você... você é tão mais bonita quando está de mãos dadas com ela! Não se envergonhe da sua forma de demonstrar seus sentimentos... você nem imagina como é bom sentir-se amado por você. Volte a ser passional, cheia de defeitos imaginários, de dúvidas e incertezas, mas volte a ser feliz, volte a ser você!

— Está surpresa?! Eu imaginei mesmo que ficaria. E não me leve a mal, mas eu prefiro a menina de antes... a senhora de hoje não é bem a sua cara!

— Bom, então é isso que eu tinha para dizer.

— Não... não diga nada! Vou me sentir melhor assim. Apenas pense nas coisas que eu disse! E... bom... adeus... foi bom vê-la novamente!

— Até logo!

— Sabe... A forma mais sutil de se despedir de quem amamos é dizer até logo.
E nunca mais voltar.

4 comentários:

  1. Romper a crisálida sem deixar o velho jeito é tarefa para poucos. Não há maneira de voltar ao casulo e nem de parar as novas asas. Os novos ares são mais fáceis de cortar quando ninguém quer segurar alguém em etapas, mas são mais tristes se a dureza se ampara na alma e reflete-se no brilho do olhar... Tocante escrito! Parabéns pelo talento!

    ResponderExcluir
  2. Texto lindo!!! Mas eu compreendo o outro que não fala na história. É o medo de se arriscar, de se libertar, de tentar algo novo, de novo? Ninguém sabe precisar ao certo em qual momento vamos perdendo essa vitalidade. Ela esvai-se tão aos poucos que quando damos por nós ela já se foi. Ai, Xu! Você é linda! Ainda mais por conseguir traduzir nossos sentimentos!

    ResponderExcluir
  3. Que ótimo Ninha...gostei muito! Mais uma qualidade sua que acabo de conhecer :) Parabéns pelo texto, pelo talento e por tudo mais! Bjooo

    ResponderExcluir
  4. Adoro textos nesse formato! Amei, Bruna!

    O Busílis, depois de tanto tempo, está de volta (:
    Passa lá depois!

    ResponderExcluir