6 de novembro de 2010

Carpe Diem!


Aproveitar o dia.
É essa a decisão que tomamos quando nos encontramos cansados de tudo aquilo que nos tira a paz. E então passamos a não nos preocuparmos, excessivamente, com o que nem tem lá tanta importância.
Traduzindo: deixar que a vida, levemente, nos leve sem a preocupação de termos que saber aonde vamos chegar.
Há quem diga que todos os dias, assim que acordamos, recebemos um novo presente de Deus. E é triste ter que admitir que estes presentes chegam mesmo, mas não são vistos. E para justificar a ausência da sensibilidade, dizemos que estamos ocupados demais e que não é hora de desperdiçar o tempo com bobagens!
Bobos somos nós, que ignoramos a verdade de que o nosso tempo só é bem aproveitado quando somos felizes. Funciona mais ou menos assim: quanto mais sorrisos colocamos em nossos lábios, quanto mais leve ficar a nossa alma, mais vida teremos para viver. Porque a quantidade de tempo que se ganha é diretamente proporcional ao quão feliz você é.

Por muito tempo acreditei (e acho que isso é comum a quase todos) que a felicidade era a coisa mais complicada de se conseguir. À medida que fui vivendo e, principalmente, amadurecendo percebi que eu estava completamente enganada. Felicidade, mas felicidade mesmo, não condiz com nada que seja muito complexo.
Ser feliz depende de nos sentirmos plenos. E a plenitude, aquela sensação de que nada mais nos falta, anda de mãos dadas com tudo aquilo que é simples.
É justamente por isso que ao pararmos para observar o que acontece ao nosso redor, sorrimos sem que haja um motivo aparente. São nas pequenas coisas, geralmente as que passam despercebidas, que estão guardadas as sementes da paz de espírito. Da plenitude. Da felicidade.

Muitos ainda desconhecem, ou ignoram, o poder de um abraço, de um beijo, de um aperto de mão e até de um “bom dia”, quando este soa realmente sincero. Sentir os pés tocando a água salgada do mar, deixar que o azul do céu nos abrace, pular em um rio de águas claras, andar de bicicleta sentindo o vento despentear os nossos cabelos, tomar banho de chuva, jogar conversa fora com os amigos... rir com nossos amigos...
São estes os detalhes que nos fazem sorrir diariamente... são estes os presentes divinos aos quais havia me referido.
E se me permitem um conselho, abra você também os seus. Principalmente o que recebeu primeiro... aquele que já está com o embrulho apagado e empoeirado de tanto ser deixado de lado. Abra-o e use-o. É com a sensibilidade que você encontrará dentro dele, que poderá, finalmente, enxergar todos os outros embrulhos que já estão ao seu redor.
Permita-se ser feliz.
Viva plenamente.
Colha cada dia como se fosse o primeiro.
E não se esqueça, CARPE DIEM!

----------------------------------------------------------------------------



Este texto é dedicado à minha amiga Camila. Uma das pessoas que me fez perceber a importância de aproveitar o presente que é cada dia!

6 comentários:

  1. Buh,
    muito, muito, muito lindo!!!
    sou cada dia mais sua fã!!!!
    fico feliz q vc tenha aprendido direitinho a essência do CARPE DIEM... rsrsrs
    e fico feliz q a gnt tenha muitas coisas em comum (jared q o diga!!)!!
    bjos, gata!

    ResponderExcluir
  2. Áhhh... que bom que gostou! xD
    Pois éh... tbm fico feliz com tudo o que, como o passar dos dias, descobrimos que temos em comum! Que seja sempre assim, Gatcheeenhaa!

    and Jared FoReVeR!!!! xD

    Beeijos!

    ResponderExcluir
  3. Bruninha, adorei o texto. Vc consegue espressar muito bem com as palavras coisas tão difíceis de falar, e de forma tão simples e clara.
    bjos!

    ResponderExcluir
  4. Muitíssimo obrigada, Lekinha! Fico feliz que tenha gostado... Sempre que quiser voltar por aki, será muito bem-vinda! xD

    Beijão, Flor!

    ResponderExcluir
  5. Ahhh amigaa!
    Vc é mais linda do que eu imaginava...
    Sou sua fã!rsrs
    Amei o textooo!

    ResponderExcluir
  6. Saminha,
    muuito obrigada!
    Fico feliz que tenha gostado!

    Um grande beijo e volte sempre!

    ResponderExcluir