21 de abril de 2012

Canteiros

"Ando devagar porque já tive pressa,
E levo esse sorriso, porque já chorei demais,

Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe,
Só levo a certeza de que muito pouco eu sei, ou
Nada sei, conhecer as manhas e as manhãs,
O sabor das massas e das maçãs.
É preciso amor pra puder pulsar, é preciso paz
Pra poder sorrir, é preciso a chuva para florir.

Penso que cumprir a vida, seja simplesmente
Compreender a marcha, ir tocando em frente,
Como um velho boiadeiro, levando a boiada
Eu vou tocando os dias pela longa estrada, eu vou,
Estrada eu sou, conhecer as manhas e as manhãs,
O sabor das massas e das maçãs,
É preciso amor pra puder pulsar, é preciso paz
Pra poder sorrir, é preciso a chuva para florir

Todo mundo ama um dia, todo mundo chora,
Um dia a gente chega, no outro vai embora,
Cada um de nos compõe a sua história, cada ser em si
Carrega o dom de ser capaz, e ser feliz,
conhecer as manhas e as manhãs,
O sabor das massas e das maçãs,
É preciso amor pra puder pulsar, é preciso paz
Pra poder sorrir, é preciso a chuva para florir

Ando devagar porque já tive pressa,
E levo esse sorriso, porque já chorei de mais,
Cada um de nos compõe a sua história, cada ser em si
Carrega o dom de ser capaz, e ser feliz."*

(*Renato Teixeira e Almir Sater)



Ao ouvir essa canção, a qual foi trilha sonora da minha infância, me pus a pensar na vida. E ao fazê-lo recordei-me daquela passagem bíblica que nos diz que “debaixo do céu existe um tempo para cada coisa”.
A vida e suas regras... cabe a nós a habilidade de conhecê-las, nos seus mínimos detalhes, para que aquela esteja favorável a nós.
Eu tenho muito medo de começar a viver de forma contrária à vida, seja por não conseguir descobrir o movimento natural dos fatos, dos acontecimentos, seja por qualquer outro motivo. Quando não fazemos com que o nosso coração seja um território onde a nossa existência possa acontecer de forma natural, corremos o risco de comprometermos a nossa experiência; e como acreditamos que esta única, carecemos viver bem cada momento.
A sabedoria nos diz que precisamos compreender e aceitar o tempo de cada coisa, e a música acima nos diz exatamente isso. Da mesma forma como é natural a reação da natureza no momento em que a chuva visita a secura do chão, assim também devemos reagir diante do que nos é oferecido.
Viver (bem) é basicamente isso. Entendermos que também temos (ou deveríamos ter) um tempo para cada coisa; e que também possuímos este movimento natural, que nos encaminha até mesmo para as curas que precisamos viver. O tempo é uma arma favorável, desde que a gente permita que seja natural a passagem dele por nós.
“É preciso paz pra poder sorrir” e é verdade. O sorriso não nasce por acaso. Antes de ser esboçado ele foi construído. Quando você vir um sorriso sincero em qualquer rosto que seja, tenha certeza de que muito foi realizado para que ele pudesse acontecer.
É interessante percebermos as construções que precedem o acontecimento. E repito, nada é por acaso! Imaginem quanto precisamos viver, quanto precisamos estudar, andar, conhecer, sofrer, perder, para chegarmos onde estamos! E é por isso que não podemos negligenciar a oportunidade de “sermos” hoje. Simplesmente porque não foi por acaso! Foi preciso muita luta para caminharmos até aqui.
Muitas vezes encontramos pessoas realmente sábias ao longo da vida, e as reconhecemos graças a capacidade que possuem de falar e contar as suas histórias de um jeito já “curado”. É então que nos perguntamos como tanto sofrimento pode ter cedido lugar a um sorriso tão largo?!
Eis que surge a resposta: “ando devagar porque já tive pressa e levo esse sorriso porque já chorei demais”. E na minha opinião não há nada mais fantástico que a construção do sorriso! Boa parte das nossas alegrias nos demanda tempo; e é por isso que, no momento em que ela visita o nosso coração, somos preenchidos por aquela sensação de termos encontrado exatamente o que estávamos procurando. Trata-se de algo que se registra definitivamente em nós, marcando-nos para o resto de nossas vidas. E jamais esqueceremos aquela sensação porque a mesma não aconteceu por acaso, foi construída com esforço e talvez até um pouco de sofrimento.
Mas é incrível como aquele momento de alegria é capaz de apagar todas as imperfeições do caminho que nos levou até ele. E após o sorriso sincero é como se aquele sofrimento nunca tivesse existido, pois a alegria alcança o seu limite máximo quando dá um novo significado ao passado. É como a mulher que sofre as dores do parto e que depois de ter o filho nos braços, não se recorda da dor que sentiu.
A vida é assim... nós só precisamos permitir que ela aconteça de forma natural. E é natural que vez ou outra algo nos desajuste e nos desoriente, mas quando temos fé na vida, carregamos dentro de nós a esperança de que tudo vai se encaixar; e que para que isso aconteça, só é preciso um pouco de calma.
Particularmente falando, eu me deixo levar demais pelos sentimentos, o tempo todo. Resumindo, eu sou muito “à flor da pele”. E por saber disso é que eu tenho a consciência de que preciso aprender a deixar de sê-lo, já que a vida não é perfeita, muito menos as pessoas. Mais cedo ou mais tarde as coisas podem fugir do nosso controle e é fundamental que saibamos lidar com isso. É horrível quando percebemos o quanto nós nos estragamos, o quanto sacrificamos o nosso bem-estar com as nossas pressas, as nossas ansiedades, as nossas iras. E então descobrimos que isso só diminui no instante em que a sabedoria visita o nosso coração, no momento em que começamos a lidar com a vida com a mesma simplicidade que outras tantas pessoas já experimentaram.
Funciona, mais ou menos, como tocar um instrumento. Com o passar do tempo o que antes era novo, torna-se corriqueiro, até automático e passamos a lidar com ele com mais simplicidade; buscando a nota que sabemos onde mora, mas, ao mesmo tempo, permitindo que a nossa criatividade nos faça encontrar o mesmo acorde, porém de um jeito novo.
Ao compormos a nossa melodia, devemos ter em mente que vamos compartilhá-la com outra pessoa e que este é o motivo que justifica a mudança dos seus acordes. Talvez tenhamos experimentado na maioria do tempo notas de tristeza e sofrimento, entretanto doá-las a alguém é injusto. Não há quem mereça receber tristeza! Não devemos transmitir o peso do que vivemos, mas aproveitar a oportunidade de dar um novo significado ou de interpretar de um jeito diferente a melodia que foi tão desarmoniosa para nós.
É a vida. É a construção da sabedoria. A esta última se constrói quando temos a oportunidade de olharmos para o vivido e encontrarmos um novo jeito de significá-lo.
Tanta sabedoria em uma letra tão ligada ao contexto rural pode causar surpresa em algumas pessoas; mas acredito que elas o sejam justamente por esse motivo. Quem tem contato com a “roça” sabe bem o que é esperar.
Quem planta sabe que ao se lançar ao chão uma semente, é necessário aguardar o tempo adequado para ela nasça. Mais que isso, é necessário cuidar, adubar, regar e rezar; rezar pedindo a Deus que não falte chuva ou que ela não caia em excesso. Quem planta concede todo o cuidado necessário para garantir àquela semente o direito de crescer; o resto espera-se acontecer. É nesse momento, após um dia de trabalho, que o chapéu é retirado da cabeça e colocado sobre o peito como sinal de respeito; e uma prece é destinada aos céus, rogando ao Senhor proteção para a sua lavoura.
É a sapiência do simples, do rural, nos ensinando que a vida é assim mesmo. Nós também cuidamos das nossas coisas, das nossas questões, dos nossos sentimentos. Mas há sempre um momento em que a gente tira o chapéu e entrega para Deus.
O que não podemos ignorar é que nada irá nascer, florescer ou frutificar, se antes não for plantado. Essa é a atitude de que deve se tornar rotina. Hoje precisamos plantar um novo tempo. Hoje precisamos nos plantar novamente, a fim de que no amanhã eu possa desfrutar da experiência do renascimento.
Aquele que fomos ontem já não serve mais para o dia de hoje. Por que? Porque a vida mudou. Ela foi vivida, ela avançou. E hoje precisamos encontrar um novo motivo para sermos a nossa essência, precisamos reorganizar as nossas esperanças, nos refazermos; e se não seguirmos essa premissa, a chance de fracasso é alta.
É necessário plantarmos algo novo diariamente, para que tenhamos sempre a oportunidade da colheita. Caso contrário, chegará o dia em que estaremos diante de nossas vidas e não teremos nenhum fruto para colher.
A mesma pessoa que se colhe o tempo todo, é também a mesma que precisa plantar-se e ser cuidada. Pois dentro de nós, estão todos os canteiros em suas fases respectivas.
Se sentimos hoje a necessidade de termos um fruto pra colher e não o encontramos, talvez seja porque tenhamos negligenciado o seu plantio; ou porque tenhamos negligenciado o cuidado do que foi plantado um dia.
Jamais podemos perder a dinâmica das esperas. Esperar não é ficar sentado, mas trabalhar o tempo todo. O tempo das esperas é o tempo do preparo. Hoje estou aqui, trabalhando em todos os canteiros que sou. Somente para que hoje eu possa me semear, para que hoje eu possa me cuidar e para que também hoje eu possa recolher frutos desse coração que sou.

Um comentário:

  1. OIiiiiiiiiiiiiiiiiiiiê
    Gosto muito de escrever tb... Lê o meu?
    lokasimplesmente-books.blogspot.com

    ResponderExcluir